• RSS
  • Twitter
Postado por Criar Assessoria 0 comentários

Uma das referências sobre o assunto media training é, sem dúvida, a internet. Experimente jogar a expressão no Google e contabilize o número de indicações para sites que oferecem o serviço, artigos de especialistas e notícias publicadas na imprensa; são mais de duzentas mil só em português. Definitivamente nunca se falou tanto em media training como em 2010.

Durante a Copa, o assunto foi bastante discutido em virtude das aulas de como se relacionar inadequadamente com a imprensa, oferecidas pelo técnico da Seleção Brasileira. Sob pressão, Dunga deslizou um pouco na forma como recebia as perguntas dos repórteres e usou o espaço concedido pela imprensa, inclusive, para proferir palavras de baixo calão numa entrevista ao vivo. Depois de entender que as colocações não tinham sido aceitas pelos torcedores, usou a imprensa de novo para pedir desculpas.

Nas Eleições, a expressão media training foi bastante repetida também por causa do desempenho dos candidatos, porta-vozes de suas campanhas que muitas vezes deixaram de utilizar corretamente a vitrine da imprensa. Quem não conseguiu destaque pelas propostas de governo, ganhou as páginas dos jornais pelo mau comportamento na relação com o público, intermediada por jornalistas. Submetidos todo o tempo à prova durante entrevistas, alguns deixaram transparecer o lado pavio curto e soltaram o verbo mostrando falta de traquejo e indisposição.

Mas foi no episódio do resgate dos mineiros no Chile que o media training teve uma repercussão jamais vista. Até os veículos dirigidos à massa, como TV e rádio, exploraram a nomenclatura em inglês, acompanhada da tradução treinamento de mídia e da explicação sobre os objetivos do serviço.

Para quem teve bom desempenho e para os que ainda não treinaram o suficiente vale a reflexão: o media training pode ajudar e muito a capacitar o porta-voz que busca manter a imagem positiva da marca que representa, seja a dele ou a da instituição.

Artigo da jornalista especialista em media training Aurea Regina de Sá
http://www.treinamentodemidia.com.br/noticias/o_media_training_esta_em_alta/85

Comentários